A associação Terra Verde tem dúvidas sobre se a baixa do IVA vai chegar aos consumidores e sobre a fiscalização deste medida para que tenha o efeito pretendido
Telf: 296 493 536
E-mail: terraverdegeral@gmail.com
A associação Terra Verde tem dúvidas sobre se a baixa do IVA vai chegar aos consumidores e sobre a fiscalização deste medida para que tenha o efeito pretendido
Um conjunto de factores faz com que trabalhar a terra não seja aliciante para os mais jovens e os que hoje estão no sector agrícola, na sua maioria, são filhos de agricultores. Para Manuel Ledo tem de haver uma maior sensibilidade, porque se não produzirmos vamos importar mais, e isso também será um problema ambiental.
Embora nos Açores existam terrenos disponíveis para aumentar a produção de produtos hortícolas e frutícolas, a realidade é que há, na Região, falta de mão-de-obra qualificada e disponível para trabalhar em prol da auto-suficiência que a Associação Terra Verde acredita que será possível de alcançar dentro de cinco anos, caso todas as partes envolvidas trabalhem em prol deste mesmo objectivo. É, por isso, necessário ter em conta a criação de sinergias entre o produtor e a restante cadeia de consumo, bem como a questão da formação e dos apoios cedidos aos agricultores de forma a tornar o sector mais competitivo e apelativo.
A Associação que representa os produtores hortofrutoflorícolas critica a discriminação negativa a que têm sido votados, em comparação com a pecuária, e alerta que também as dificuldades destes produtores têm de ser atendidas pelo governo.
O Correio dos Açores esteve nas Calhetas, no concelho da Ribeira Grande, a visitar uma grande exploração agrícola. Propriedade de Cláudia Ledo, este espaço de quase 3 hectares é “a maior área coberta” do género nos Açores e engloba nove complexos de estufas. “Nove estufas compostas por vários túneis”, especifica Cláudia Ledo.
A sua proprietária ...
A Associação Agrícola de São Miguel, através da Cooperativa União Agrícola, e a Associação de Produtores Agrícolas dos Açores – Terra Verde, assinaram hoje, 19 de Abril, um protocolo com o objectivo de diminuição do custo dos factores de produção.
Este protocolo tem como objectivo o aprofundamento do cooperativismo entre as duas instituições, pelo que ...
As circunstâncias actuais alertam-nos sempre para as nossas fragilidades e a presente Guerra na Ucrânia não foge à regra. Às tragédias humanas que nos entram em casa todos os dias, através da cobertura mediática, somam-se agora as consequências económicas que se começam a sentir nos nossos dias tendo em conta a nossa conhecida dependência externa. ...
Produtores estão entusiasmados.
Acreditam que o cânhamo será uma produção de “mais valia” para a agricultura regional.
Os Açores vão ser palco de um congresso internacional sobre produção e transformação de cânhamo, em outubro, na Ribeira Grande, iniciativa que os produtores agrícolas da ilha de São Miguel veem como uma “oportunidade” em termos de produção industrial.
A professora universitária Graça Castanho, da empresa Neuron Bonus, promotora do evento, em parceria com a ...